sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Colchão duro ou macio – o que é o melhor para a dor lombar?



Pesquisadores da Dinamarca buscaram a resposta para a pergunta: o que é melhor para a coluna, um colchão mais macio ou mais duro?

Na pesquisa, foram selecionados 160 pacientes portadores de dores na porção inferior das costas, que receberam em suas casas 3 tipos de colchões: um colchão duro futon, um colchão d’água, ou um colchão de espuma (que acompanhava o contorno do corpo).

Infelizmente, muitos dos pacientes atribuídos ao colchão de água nunca iniciaram o estudo – eles simplesmente não aceitaram dormir em um colchão deste tipo. E muitos dos pacientes atribuídos ao futon abandonaram o estudo em suas fases iniciais. Assim, o grande número de abandonos – e o fracasso para estratificar os pacientes de acordo com a causa de sua dor nas costas - tornou difícil interpretar o estudo.
Entre os doentes que terminaram o estudo, houve uma preferência ligeiramente maior pelo colchão de água ou pelo colchão de espuma que acompanhava o contorno do corpo, ao invés do futon duro. Mesmo assim, houve pacientes que disseram se sentir melhor depois adormecer sobre o colchão duro, bem como pacientes que disseram que se sentiram piores depois adormecer sobre os colchões macios.
Os resultados, portanto, foram conflitantes: os autores não conseguiram compreender por que razão alguns pacientes responderam melhor aos colchões duros e alguns aos colchões moles.
Então, qual é a recomendação do estudo? Exatamente o método mais antigo de todos: tentativa e erro, para encontrar o colchão mais adequado para cada caso.

O estudo foi publicado na revista Spine em seu número de abril de 2008.

Fonte: Spine, April 1, 2008; vol 33: pp 703-708.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br